Bonaire

slide01

Bonaire é uma ilha localizada no Caribe que faz parte das Antilhas Holandesas (Bonaire, Curaçao, Saba, San Eustatius e St Marteen) à 60 milhas da costa venezuelana. Considerada um Paraíso para os Mergulhadores! A costa que contorna a ilha foi declarada oficialmente Parque Marinho. Ao longo do ano, a temperatura média é de 27 graus centígrados e a visibilidade na água gira em torno de 18 a 30 metros. Com 60 dos 86 pontos de mergulho oficiais facilmente acessíveis da costa, Bonaire é reconhecida como um dos principais destinos de mergulho de praia do mundo.

Bonaire é um destino que cuida do ambiente, oferecendo atividades emocionantes de eco-aventura para a diversão de toda a família, tais como: snorkel, windsurf, caiaque, observação de aves, ciclismo de montanha, rapel, caverna, mergulho, entre outras.

  • Veja matéria publicada na DIVEMAG 05, clique na imagem abaixo:

    divemag05

    UMA VEZ VISITANTE, AMIGOS PARA SEMPRE!

    Bon Bini na Boneiru!

    A ilha foi descoberta por navegadores espanhóis em 1499, numa expedição dirigida por “Alonso de Ojeda” e inicialmente foi chamada de Ilha do Brasil.

    A produção de sal e o turismo são fatores importantes na economia de Bonaire que, em 1986, passou a ser território holandês.

    A temperatura média anual é de 27 °C com um índice pluviométrico muito baixo, criando um clima semiárido, semelhante ao encontrado no deserto do Arizona ou nordeste brasileiro.
    Quase não chove nessa ilha extremamente árida, mas isso não pode ser considerado um defeito, exatamente por isso, as temperaturas médias variam de apenas 2 °C do verão para o inverno, fazendo com que não haja época ruim para visitar Bonaire.
    Faz sol quase que o ano inteiro e fortes ventos alísios sopram constantemente.

    Veja, sinta e perceba … a cultura de Bonaire!

    Desde os primeiros habitantes indígenas vindos da Venezuela há mais de mil anos, até os primeiros europeus em 1499 e africanos em 1633, a cultura de Bonaire é uma mistura ímpar e sua história esta bastante enraizada na vida de seus habitantes.

    Desde o ano 1800 quando os holandeses reclamaram a ilha, seus moradores decidiram preservar a beleza e o estado natural do seu meio ambiente. Cada ano no dia 06 de setembro; visitantes e moradores da ilha se unem para festejar o Dia de Bonaire conhecido também como o Dia da Bandeira. Se desejar mais informação da sua história, não deixe de visitar os museus.

    O Histórico povoado de Rincón

    O pitoresco povoado de Rincón localizado ao nordeste da ilha tem preservado muito suas tradições e influências culturais do passado. É o povoado mais antigo de Bonaire com muitos tesouros e historia a descobrir.

    Desde históricas edificações à lugares únicos para desfrutar a verdadeira comida local. Não perca a oportunidade de experimentar o melhor ensopado de cabrito da ilha.

    Muito perto encontramos o Parque Nacional Washington Slagbaai, área protegida que oferece refúgio à vida selvagem … iguanas, burros, papagaios, compartilham a reserva natural da ilha. O Lago de Sal Gotomeer é o habitat de uma grande variedade de aves, entre elas os flamingos vistos em seu santuário natural (refúgio).

    Mergulho

    O melhor mergulho ilimitado em todo Caribe, 24 horas por dia. Recifes de corais, paredões verticais, naufrágios e mais de 86 pontos de mergulho ao longo da ilha facilmente identificados por uma pedra amarela.

    O mundo marinho de Bonaire é lar de abundantes espécies de peixes. Na verdade, com o tempo, REEF (Fundação para a Educação do Meio Ambiente Coralino), registrou mais de 469 espécies de peixes nos recifes de Bonaire. O recife de coral de Bonaire é estreito, começa praticamente na orla e se estende até um máximo de 300 metros fora da costa. Toda sua área esta protegida pelo Parque Marinho de Bonaire. Os usuários do Parque Marinho de Bonaire fazem um pagamento anual de uma “Taxa à natureza” cujo custo é de USD 25 para mergulhadores e USD 10 para os demais usuários.

    Os mergulhadores e praticantes de snorkel recebem orientação cada vez que visitam a ilha. Todos os usuários do parque devem cumprir as normas e regulamentos do BNMP (Bonaire National Marine Park).

    A ilha de Bonaire é reconhecida mundialmente como a capital do mergulho de praia. Esta modalidade de mergulho é pouco conhecida em alguns países, mas sua prática traz uma nova perspectiva ao mergulhador. Acostumado a navegar pelo menos uma hora para atingir um ponto de mergulho e realizar, no máximo, dois mergulhos por dia, o mergulhador que decide conhecer Bonaire se surpreende e se apaixona pela ilha. Lá os pacotes de mergulho sempre incluem o aluguel de uma caminhonete ou jipe, veículos ideais para circular na areia da praia. E são eles que nos levam a dezenas de opções de mergulho no litoral. Pedras amarelas, com o nome do ponto de mergulho pintado em preto estão nas estradas, sinalizando cada local. Um mapa é oferecido aos visitantes contendo todos os pontos de mergulho de praia de Bonaire. Quando surge uma dúvida, integrantes do staff dos hotéis se apresentam para ajudar e dar dicas de onde ir. Nem é preciso de GPS. A ilha é pequena e fácil de dirigir.

    Chegando ao local escolhido, é só estacionar o veículo perto da água e utilizar a tampa traseira para auxiliar na equipagem. A entrada na água não demanda esforço na maioria dos locais, não existem ondas e a água quente e clara do Caribe esta a nossa espera. Nunca foi tão fácil mergulhar! Após uma curta e agradável natação, já que desde a areia diversas espécies podem ser avistadas, chegamos ao recife onde começa o mergulho. Bonaire possui as formações coralíneas mais bem preservadas do mundo.

    É como mergulhar em um ambiente quase virgem. Inúmeras espécies de peixes e moluscos, de diversas formas, cores e tamanhos, são facilmente avistadas durante todos os mergulhos.

    Cerca de uma hora depois estamos de volta ao carro programando o próximo mergulho.

    Uma boa dica é levar um cooler com refrigerantes, água e algo leve para comer. Como não há navegação, os mergulhadores não ficam expostos a enjoos, fator que pode atrapalhar em muito o rendimento debaixo da água. Utilizando o carro para transitar entre um ponto e outro, em Bonaire você consegue, facilmente, realizar uma média de quatro mergulhos por dia, tornando sua visita a esta ilha caribenha o melhor custo benefício do mercado.

    Os mergulhos de praia de Bonaire surpreendem e atendem as exigências de mergulhadores iniciantes e também dos experientes. Lá você pode visitar o famoso naufrágio Hilma Hooker, a beleza submarina de Karpata, o incrível Invisibles, 1000 steps e o agradável Oil Slick.

    Fotografia Subaquática: Bonaire é o destino “Premium” no Caribe para a fotografia sub, ideal para os iniciantes e para os profissionais. A abundância e a variedade da vistosa vida marinha nos recifes oferecem inumeráveis micro e macro objetivos. Além disso, as águas calmas de suaves correntes em Bonaire tornam mais simples a tarefa de tomar fotos embaixo d’água do que em outros destinos.

    Mergulho Técnico: Bonaire reúne todas as condições para atender diferentes tipos de mergulhadores técnicos, o que inclui excelentes pontos de mergulho com distintas profundidades, alguns naufrágios e operadoras de mergulho com estrutura que conta com recargas nitrox e trimix, cilindros duplos, stages, rebreathers e side mount.

    Visite Bonaire, surpreenda-se com a capital do melhor mergulho de praia do mundo!!!

  • 1° dia – BRASIL / BONAIRE.
    Apresentação no aeroporto para embarque com destino a Bonaire. Chegada. Recepção e traslado ao hotel escolhido. Acomodação.

    2° dia – BONAIRE.
    Café da manhã. Palestra de introdução a ilha e pagamento da taxa do parque marinho no valor de U$25. Observação: horário pode ser diferente em cada hotel.
    Retirada de PICK-UP TRUCK e mergulhos ilimitados de praia.

    3° dia – BONAIRE.
    Café da manhã. Dia Livre para mergulhos ilimitados de praia.

    4° dia – BONAIRE.
    Café da manhã. Dia Livre para mergulhos ilimitados de praia.

    5° dia – BONAIRE.
    Café da manhã. Dia Livre para mergulhos ilimitados de praia.

    6° dia – BONAIRE.
    Café da manhã. Dia Livre para mergulhos ilimitados de praia.

    7° dia – BONAIRE.
    Café da manhã. Dia Livre para mergulhos ilimitados de praia.

    8° dia – BONAIRE / BRASIL.
    Café da manhã. Devolução da PICK-UP TRUCK. TRASLADO ao aeroporto para embarque com destino ao Brasil.

    9° dia – BRASIL.
    Chegada e fim dos nossos serviços.

    INCLUI:

    PARTE AÉREA – Brasil / Bonaire / Brasil.
    TRASLADO de chegada e saída.
    07 noites de acomodação no HOTEL ESCOLHIDO.
    CAFÉ da manhã.
    LOCAÇÃO durante a semana de uma PICK-UP TRUCK.
    06 DIAS de mergulhos ilimitados de praia – shore dive.
    NITROX FREE (necessário certificação).
    TAXAS hoteleiras.

  • Documentos de viagem: Todos os visitantes devem ter um passaporte válido para o período de estadia pretendido. Brasileiros não precisam de visto para entrar em Bonaire.

    Clima: Quente e seco de tipo semi-árido tropical com temperaturas constantes durante todo o ano.

    Temperatura: A ilha tem uma temperatura durante todo o ano em torno de 29° C.

    Idioma: Oficial é o Holandês, nacional o Papiamento, Espanhol e Inglês são bem falados na ilha.

    Superfície: 39 km de largura, 5 a 11 km de comprimento.

    População: 14.000 habitantes.

    Moeda: Antilhas Holandesas florim (NAF); a taxa de câmbio oficial é NAF1,77 para cada US$1,00 dólares.

    Eletricidade: É de 127/120v, 50 AC. Para evitar problemas para recarregar seus equipamentos eletrônicos viaje preparado com um adaptador.

    Instalações Médicas: Hospital San Francisco. Bonaire conta com sua própria câmara hiperbárica de descompressão e com uma equipe médica a disposição 24 horas por dia.

    Sua gente: Amável, cordial, consciente da importância do turismo na vida da ilha.

    Fuso horário: Hora Padrão do Atlântico, o ano todo que é uma hora a menos em relação ao horário oficial de Brasília.

    Segurança: Bonaire é conhecida por ser uma das ilhas mais seguras do Caribe. No entanto, os visitantes devem tomar as precauções normais e manter seus bens seguros. Os hotéis tem cores, para guardar seus pertencer, passaporte, bilhetes, etc..

    Água potável: A água do mar de Bonaire é destilada e purificada até ser convertida em umas das águas potáveis mais puras do mundo.

    Cassino: Em Divi Flamingo Beach Resort está o único cassino da ilha. O cassino oferece máquinas caça-níquel com vídeo poker e outros jogos como: Poker, Roleta e Black Jack. Teste sua sorte no Divi Flamingo Cassino!

    Paraíso dos Mergulhadores!!

  • Buddy Dive / Belmar / Caribbean Club

    Captain Don’s Habitat

    Eden Beach

    Plaza Bonaire Resort


  • AVIANCA

    COPA AIRLINES