Cozumel

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cozumel é a maior e mais populosa ilha do caribe mexicano. A costa ocidental tem longas praias de areias brancas e águas tranquilas e cristalinas. A cor turquesa de suas águas tornou Cozumel um dos destinos mais procurado para pratica do mergulho no mundo.

  • Veja matéria publicada na DIVEMAG 11, clique na imagem abaixo:

    divemag11

    HISTORIA

    Durante a época pré-hispânica, Cozumel era um importante santuário maia. Mais concretamente, era um santuário dedicado a Ixchel, a deusa da fertilidade do Povo Maia. Cozumel pertencia à região de Escab e a sua importância residia na existência do seu templo maia, motivo pelo qual existiam incessantes movimentações de peregrinos, que vinham até aqui pedir ajuda à deusa Ixchel.

    cozumel_tcm34-3438 (640x360)-post

    Em 1518, os espanhóis, comandados por Juan de Grijalva chegaram à ilha, tendo, assim começado o denominado Período Hispânico. Até este momento, Cozumel encontrava-se a viver o seu período de máximo esplendor e apogeu.

    Depois da chegada dos espanhóis, já no século XVI, a população da ilha aumentou, fruto em muitos casos de casamentos entre mestiços, espanhóis e indígenas, embora os Maias nunca tenham deixado de se defender contra esta invasão. Cozumel sofreu também outro tipo de invasões, pois sendo uma ilha situada nas Caraíbas, e como não podia deixar de ser, serviu de refúgio a piratas durante os séculos XVI, XVII e XVIII. Não é por acaso que consta que o famoso pirata inglês Henry Morgan se escondeu muitas vezes nesta ilha.

    COZUMEL, ARCO ÍRIS SUBAQUÁTICO

    O oceanógrafo francês Jacques Cousteau, mundialmente famoso por estudar e divulgar a conservação dos oceanos do planeta chegou às costas de Cozumel em 1961, e declarou que esta ilha era uma das áreas mais espetaculares do planeta para o mergulho, a partir desse momento, os amantes dos esportes subaquáticos chegam em quantidade para conhecer as maravilhas deste lugar. Cozumel compartilha uma porção do maior arrecife do hemisfério norte, que é uma grande oportunidade para mergulhar em mais de 40 áreas diferentes.

    photoEscudo_Cozumel_cozumelgeneral (640x292)-post

    O Recife Mesoamericano é um sistema de recifes de 22 quilômetros, que se estende desde a costa leste da península de Yucatán até as ilhas da Baía nas Honduras, sendo superado pelo tamanho apenas pelo grande recife da Austrália.

    Durante sua visita à Rota do Encanto Maia, você não pode perder a oportunidade de conhecer os melhores cinco recifes de coral de Cozumel, onde encontrará grande quantidade de fauna marinha e de belezas multicolores num dos mares mais translúcidos e cálidos do mundo. Na orla marítima de Cozumel, você encontrará empresas especializadas que o levarão para diferentes pontos com todos os requisitos de segurança necessários.

    Paraíso
    Este recife é um lugar tranqüilo onde tudo parece ser ideal; a visibilidade é excelente e os cardumes são inigualáveis. Além disso, sua localização, frente ao ancoradouro de cruzeiros, o transforma no local mais acessível da ilha. A profundidade média de imersão em Paraíso oscila entre de 15 a 30 metros.

    Chankanaab
    Ainda que os maias chamem de “pequeno mar”, o aquário natural de Chankanaab é uma lagoa que faz parte da reserva nacional do mesmo nome. Pela tranquilidade das águas, a lagoa se transformou no local mais visitado da ilha, é possível praticar mergulho de maneira livre –sem tanque– ou esportivo com toda segurança.

    Yucab
    É um dos recifes mais longos do continente, com uma extensão de 1500 m de comprimento por 20 de largura. Admire suas esponjas, alguns crustáceos, peixes coloridos e todo tipo de corais.

    San Francisco
    Aqui abunda a exótica esponja amarela de tubo. É muito provável que você encontre morenas, tubarões tigre e, às vezes, grandes mantas.

    Santa Rosa
    Este recife é famoso pela aparição das tartarugas de hawksbill (Eretmochelys imbricata), seu principal atrativo. Suas correntes são traiçoeiras, não são recomendáveis para mergulhadores principiantes.

    OUTRAS ATRAÇÕES DE COZUMEL:

    Parque Natural Chankanaab:
    É um parque que fica mais ao sul da ilha, está localizado no Parque Nacional Marinho de Arrecifes e apresenta uma linda formação de corais que é possível mergulhar. O parque também te dá à possibilidade de nadar com golfinhos, assistir a um show de leões marinhos, passear pelo jardim botânico, visitar a zona Maya que reproduz uma vila Maia, onde os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre a cultura e a pratica de cultivo desse povo, dentre outras atividades.

    photoEscudo_COZ_Parque_Chankanaab_EX_chankanaab (640x292)-post

    Parque Eco Turístico Farol Celarain:
    Reserva natural para admirar a flora e fauna silvestre da ilha (aves, peixes, crocodilos, iguanas, etc.), a praia mais bonita de Cozumel, museu de navegação, snorkel.

    Parque Punta Sur (640x427)-post

    San Gervasio:
    É o sitio arqueológico mais importante de Cozumel.

    photoEscudo_Arqueologia_ac_arqueologiasangervasio (640x292)-post

    Museu da ilha:
    Conta com quatro salas de temáticas diferentes (geografia, arrecifes, pré-hispânico e moderno).

    museo_isla1 (640x413)-post

  • 1° dia – BRASIL / CANCUN / COZUMEL.
    Apresentação no aeroporto para embarque com destino a Cancun. Chegada. Recepção e traslado até píer em Playa del Carmen. Ferry para Cozumel. Chegada e traslado ao Hotel escolhido. Acomodação.

    2° dia – COZUMEL.
    Sistema all-inclusive. 02 mergulhos embarcados pela manhã.

    3° dia – COZUMEL.
    Sistema all-inclusive. 02 mergulhos embarcados pela manhã.

    4° dia – COZUMEL.
    Sistema all-inclusive. 02 mergulhos embarcados pela manhã.

    5° dia – COZUMEL.
    Sistema all-inclusive. 02 mergulhos embarcados pela manhã.

    6° dia – COZUMEL.
    Sistema all-inclusive. 02 mergulhos embarcados pela manhã.

    7° dia – COZUMEL.
    Sistema all-inclusive. Dia Livre.

    8° dia – COZUMEL / CANCUN / BRASIL.

    Sistema all-inclusive. Traslado até o píer de Cozumel. Ferry para Playa del Carmen. Chegada, Recepção e traslado até aeroporto de Cancun. Check-in e embarque com destino ao Brasil.

    9° dia – BRASIL.
    Chegada e fim dos nossos serviços.

    INCLUI:

    PARTE AÉREA – Brasil / Cancun / Brasil.
    TRASLADO Aeroporto Cancun / Hotel Cozumel – Via Playa del Carmen + Ferry Boat.
    07 noites de acomodação no HOTEL ESCOLHIDO.
    Sistema ALL-INCLUSIVE.
    05 SAÍDAS // 10 MERGULHOS embarcados.
    TRASLADO Hotel Cozumel / Aeroporto Cancun – Via Ferry Boat + Playa del Carmen.
    TAXAS hoteleiras

  • Documentos de viagem: Todos os visitantes devem ter um passaporte com validade mínima de 06 meses. Brasileiros não precisam de visto para entrar no México.

    Vacinas: Febre amarela. Não é obrigatória, mas recomendada.

    Área: 488,4 km2.

    População: 100.000

    Capital: San Miguel de Cozumel.

    Clima: Sub-tropical.

    Temperatura: A ilha tem uma temperatura média anual de 25°C.

    Temperatura da água: A média no inverno é de 24°C, subindo no verão para 27°C .

    Visibilidade: 30 metros durante o ano todo, chegando a picos de 60 metros no verão.

    Idioma: A língua oficial é o espanhol.

    Moeda: Peso Mexicano.

    Eletricidade: É de 110v. Para evitar problemas para recarregar seus equipamentos eletrônicos viaje preparado com um adaptador.

    Fuso horário: Duas horas a menos em relação ao horário oficial de Brasília.

    Distancia de Cancun: 70Km.

    Telefone: Chamadas internacional para Cozumel exigem os seguintes códigos – 52 seguido de 987 e o número local de sete dígitos.

    Compras: Sendo uma zona livre de taxas (duty free), Cozumel é um grande shopping center a céu aberto. A maioria das lojas localiza-se nos arredores do terminal de cruzeiros, principalmente na Avenida Rafael E. Melgar e nas imediações da Plaza Principal (também conhecida como Plaza del Sol). Ali você encontra roupas, joias, relógios, tequilas, perfumes, charutos, artesanato mexicano e suvenires. A regra é: quanto mais longe a loja estiver do terminal, maiores são as chances de fazer bons negócios. Nos estabelecimentos mais simples (vendinhas de suvenires ou artesanato), sempre cabe pechinchar.

    Câmara Hiperbárica: Para sua segurança e tranqüilidade, Cozumel está equipada com várias câmaras Hiperbáricas. (Servicios de Seguridad Sub-Aquatica) é um dos centros de recompressão mais completos de Cozumel. É atendido por médicos especialistas, bilíngües, que estão à disposição 24 horas por dia

    Cozumel: É a terceira maior ilha do México, depois da Ilha Tiburón e da Ilha Ángel de la Guarda, ambas situadas no Golfo da Califórnia.

  • PARK ROYAL COZUMEL

    HOTEL COZUMEL & RESORT

    OCCIDENTAL GRAND COZUMEL RESORT

  • AVIANCA

    COPA AIRLINES

    AEROMÉXICO