Tobago

slide05

Apesar de as ilhas serem uma extensão geológica da América do Sul, Trinidad e Tobago fazem parte da América Central. Situado a apenas 11 km da costa nordeste da Venezuela, nas Pequenas Antilhas, o país está fora da rota dos furacões. Descoberto por Cristóvão Colombo em 1498, a nação foi dominada por espanhóis, franceses, holandeses e britânicos que colonizaram as ilhas até 1976 quando o país se tornou uma república. A população de 1,3 milhão de habitantes tem uma das melhores qualidades de vida de todo o Caribe com índice de alfabetização de 99% e renda média mensal de US$ 20,3 mil – no Brasil essa renda é de US$ 12,1 mil. O idioma oficial é o inglês e Tobago, sozinha, reúne apenas 57 mil moradores.

  • Veja matéria publicada na DIVEMAG 38, clique na imagem abaixo:

    divemag37-590x228 (1)

    O VERDADEIRO CARIBE!

    Sobre Tobago

    • Nome: Republica de Trinidad & Tobago.
    • Ilha: Tobago.
    • Localização: 33,6 kms à nordeste de Trinidad.
    • Tamanho: 42 Km comprimento x 10 Km de largura.
    • Capital: Scarborough.
    • Aeroporto: A.N.R Robinson International Airport.

    Com 300 km quadrados, Tobago tem praticamente o mesmo tamanho de Ilhabela, em São Paulo. Assim como a ilha do litoral norte paulista, Tobago tem forte vocação para o turismo de contemplação, ecoturismo e turismo de aventura. A ilha caribenha foi o primeiro território do Ocidente a transformar parte de seu território em parque nacional, em 1776. A floresta tropical que envolve 2/3 de Tobago é muito abundante e preservada. Essa proteção é percebida também em suas as águas com enorme variedade de espécies de fauna e flora.

    1_EnglishmansBay

    Tobago foi o primeiro território do Ocidente a ter um Parque de Proteção Nacional, em 1776. A preservação abrange 2/3 da ilha e pode ser vista nas densas florestas e também em suas águas com mais de 300 espécies

    Ainda desconhecida no cenário internacional de turismo, 96% do fluxo de visitantes vem de Trinidad, a maior das duas ilhas cuja economia vem principalmente da indústria de óleo e gás natural. Os visitantes de Trinidad chegam a Tobago (distante 32 km), em voos curtos de apenas 20 minutos ou em balsas modernas que transportam passageiros e veículos. Entre os turistas internacionais lideram os ingleses, alemães e os nórdicos que buscam as praias paradisíacas, cachoeiras, trilhas e florestas preservadas de Tobago. A imprensa especializada refere-se à ilha como “o Caribe autêntico, despretensioso e rústico”.

    O que fazer

    2_1_PigeonsPoint-ok-schon

    Praia de Pigeons Point, uma das mais visitadas da ilha: turista brasileiro chega ao país em 7h20min, via SP

    Ecoturismo e turismo de aventura são os pontos fortes da Ilha. Quem preferir apenas descansar nas centenas de praias paradisíacas com águas azuis, cristalinas e areia branquíssima terá dificuldade para eleger qual é a mais bonita. As mais visitadas são Bucco Reef, Englishman’s Bay, Pigeon Point, Bacolet e Castara.

    A reserva florestal de Main Ridge, que é a mais antiga floresta protegida do ocidente, abriga uma incrível diversidade de flora e fauna. São mais de 220 espécies diferentes de pássaros e 133 tipos de borboletas, o que torna Tobago um destino excelente para a observação de aves. Há vários santuários de proteção animal, o mais conhecido deles é o Grafton Caledonia Wildlife Sanctuary.

    Tobago é um paraíso para os mergulhadores devido a grande variedade de espécies, quantidade de animais e preservação ambiental. Quem mergulha por lá sente estar em um lugar nunca descoberto pelo homem. É na costa de Speyside que fica o maior “coral cérebro” do mundo. Arraias, tubarões, moréias, golfinhos e mais de 300 espécies diferentes dividem as águas com as tartarugas marítimas de couro (leatherback sea turtle), marca registrada de Tobago. Essa espécie (Dermochelys coriacea) é a maior do mundo e diferentemente das outras tartarugas ela mede cerca de 2m de comprimento e 1,5m de largura, podendo pesar até 700 kg. Além do tamanho, ela se diferencia pelo casco de tecido macio. Em risco de extinção, as tartarugas marítimas de couro elegeram Tobago como um dos únicos refúgios seguros para sua reprodução. Todo ano, de março a junho, as praias do norte de Tobago como Arnos Vale e Great Courland Bay.recebem as enormes tartarugas.

    Outra atividade aquática muito praticada na ilha é o kitesurf. Os ventos que sopram de leste favorecem a prática do esporte bem como uma grande barreira natural de recifes que transformam a costa em uma área calma e segura para os praticantes. A melhor época de ventos é entre novembro e junho. Ciclismo, caiaque e trekking também são outras opções para desvendar a ilha. Se o viajante preferir um esporte completamente diferente a sugestão é a corrida de cabras. A atração que completa 80 anos em 2015 foi criada no vilarejo de Buccoo como uma adaptação local às tradicionais corridas de cavalos. A disputa é tão séria que existe até um dia oficial para o “grande prêmio anual” na terça após a Páscoa. A rotina das cabras inclui treinamento na pista, hidroginástica e alimentação balanceada. O “jockey” ao invés de montar, corre junto com o animal.

    Buccoo-Goat-Race-Festival-2010-171

    A corrida de cabras completa é uma das atrações mais inusitadas de Tobago. O “Grande Prêmio” acontece sempre na semana de Páscoa

    Além das opções eco-turísticas Tobago tem monumentos históricos como o Forte King George, localizado na capital Scarborough. Construído em 1780 pelos britânicos, a preservada fortificação tem vista privilegiada da ilha e um museu sobre a história de Tobago. Música é outro grande atrativo do local, *principalmente pelo instrumento inventado no país: o Steelpan, espécie de panela de aço que é tocada com uma baqueta. Há disputas nacionais com músicos solo ou com orquestras que chegam a ter 60 instrumentistas. Entre os estilos musicais destacam-se o calipso, soca, chutney e limbo. O cenário internacional de música volta suas atenções durante o já tradicional Tobago Jazz Experience, realizado desde 2005. Artistas como Stevie Wonder, Diana Ross, George Benson, Elthon John, Whitney Houston, Natalie Cole, Erykah Badu, John Legend, Shakira, Rod Stewart e Janelle Monáe são apenas alguns exemplos de quem já tocou no palco do festival ao lado de artistas locais.

    Fort-King-George

    Forte King George, localizado na capital Scarborough, foi construído em 1780 pelos britânicos e abriga um museu

  • 1° dia – SÁBADO – BRASIL / TOBAGO.
    Apresentação no aeroporto para embarque com destino a Tobago. Chegada. Recepção e traslado ao hotel escolhido. Acomodação.

    2° dia – DOMINGO – TOBAGO.
    Café da manhã. 02 mergulhos embarcados pela manhã.

    3° dia – SEGUNDA – TOBAGO.
    Café da manhã. 02 mergulhos embarcados pela manhã.

    4° dia – TERÇA – TOBAGO.
    Café da manhã. 02 mergulhos embarcados pela manhã.

    5° dia – QUARTA – TOBAGO.
    Café da manhã. 02 mergulhos embarcados pela manhã.

    6° dia – QUINTA – TOBAGO.
    Café da manhã. 02 mergulhos embarcados pela manhã.

    7° dia – SEXTA – TOBAGO.
    Café da manhã. Dia Livre.

    8° dia – SÁBADO – TOBAGO.
    Café da manhã. Dia Livre.

    9° dia – DOMINGO – TOBAGO / BRASIL.
    Café da manhã. Traslado ao aeroporto para embarque com destino ao Brasil. Chegada e fim dos nossos serviços.

    * Consulte roteiro combinado, mergulhe na parte leste e oeste!

    INCLUI:

    PARTE AÉREA – Brasil / Tobago / Brasil.

    TRASLADO de chegada e saída.

    08 noites de acomodação no HOTEL ESCOLHIDO.

    CAFÉ da manhã

    05 SAÍDAS // 10 MERGULHOS embarcados.

    TAXAS hoteleiras.

  • CAPITAL – A capital de Tobago é Scarborough, com uma população em torno de 1.000 habitantes. A área de Canaan/Bom Accord/Crown Point, localizada na ponta sudoeste da ilha é a mais movimentada, com desenvolvimento mais acelerado e possui todas as principais atrações e serviços encontrados da capital.

    CLIMA – Tobago orgulha-se de um clima tropical marinho quente, com uma brisa constante de ventos nordestes e temperaturas anuais que variam de 23°C até 32°C . Há uma estação mais seca nos primeiros 6 meses do ano, enquanto que de Julho a Dezembro há períodos mais chuvosos com uma queda média de chuva de 200cm (40in.)

    MOEDA – Nossa moeda é chamada de dólar de Trinidad e Tobago, ou TT Dólar. A taxa de conversão para o dólar americano é de TT$ 6,35 para USD 1,00.

    Recomenda-se verificar em qualquer banco ou no jornal diário a taxa de conversão.

    ECONOMIA – Diferentemente de uma economia voltada altamente para a indústria como Trinidad, Tobago depende muito do setor de serviços. Turismo, agricultura e pesca são as atividades que trazem a maior fonte de receita para o país.

    LÍNGUA – Inglês é a língua oficial. A população local também usa o dialeto Creole, que é uma intrigante mistura do patois e extratos de línguas misturadas dos nossos colonizadores europeus, principalmente os franceses e holandeses e nossos ancestrais ameríndios

    POPULAÇÃO – Em torno de 90% da população local é descendente de africanos, com uma pequena influência de asiáticos do oeste como indianos e sírios.

    FUSO HORÁRIO – Utilizamos o horário padrão americano (Atlantic Standard Time) que é uma hora a menos em relação ao horário de Brasília.

    Tobago não adota horário de verão

    ELETRICIDADE – Utilizamos 110v/220v. Para evitar problemas para recarregar seus equipamentos eletrônicos viaje preparado com um adaptador.

    VISTO – Não há a necessidade de visto para brasileiros.

  • Galeria de imagens de Tobago

  • Blue Waters Inn.

    Coco Reef.

    Magdalena Grand.

  • GOL